Hipotensão Copy

A hipotensão na RPA pode ter diversas causas e é essencial fazer o diagnóstico diferencial para que possamos excluir causas cirúrgicas e clínicas que necessitem de intervenção imediata como sangramento ou isquemia miocárdica.

Importante lembrar que habitualmente considera-se hipotensão níveis tensionais abaixo de 20% dos valores pré indução anestésica, portanto o conceito de hipotensão pode variar de acordo com os valores tensionais de base, mas de qualquer maneira habitualmente valores de pressão arterial média abaixo de 65 mmHg devem ser definidos como hipotensão.

Para uma investigação inicial de hipotensão…

Algoritmo para avaliação e diagnóstico diferencial de hipotensão no pós operatório imediato

Para avaliação da necessidade de reposição de volume, além da mini prova volêmica com 100 mL, pode-se fazer a manobra de elevação das pernas (“leg raising manouver“):

  • baixar o decúbito para zero grau
  • elevação das pernas para aproximadamente 45o

Toppen W, Aquije Montoya E, Ong S, et al. Passive Leg Raise: Feasibility and Safety of the Maneuver in Patients With Undifferentiated Shock. Journal of Intensive Care Medicine. 2020;35(10):1123-1128. 

Além de avaliar a necessidade de reposição de volume, a manobra pode ser um jeito extremamente rápido de relocar volume enquanto inicia-se a reposição volêmica ou o uso de vasopressores.

Vasopressores de curta duração para uso na RPA

Efedrina

Droga de ação direta e indireta: estimula os receptores alfa e beta, além de estimular a liberação de vesículas de norepinefrina conforme a ilustração abaixo:

Mecanismo de ação da efedrina: adaptado de https://tmedweb.tulane.edu/pharmwiki/doku.php/ephedrine

Metaraminol

O metaraminol é uma amina simpaticomimética, também com efeito direto e indireto, que atua principalmente como agonista do receptor adrenérgico alfa 1, exercendo menor ação agonista sobre o receptor adrenérgico beta.

Adaptado de: https://hugepdf.com/download/farmacos-adrenergicos-5b2a835a54af1_pdf
Rolar para cima