“Pare Antes de Bloquear”

O processo de “Checagem de segurança / sign in” é realizado como de costume. A identidade do paciente, o formulário de consentimento e a marcação do local cirúrgico correto devem sempre ser confirmados.

IMEDIATAMENTE antes da inserção da agulha no processo de bloqueio do nervo, o local correto é confirmado novamente. Isso envolve:

  • Visualizar a seta cirúrgica indicando o local da cirurgia.
  • Perguntar ao paciente para confirmar o lado da cirurgia (se consciente).
  • Se o paciente estiver insconsciente, verificar novamente o termo de consentimento ou exame de imagem ou local do curativo (caso o bloqueio seja realizado ao término da cirurgia).

O momento “Pare Antes de Bloquear” pode ser iniciado por qualquer membro da equipe de anestesia (anestesista, técnico de sala de cirurgia ou médico residente). O sucesso da campanha dependerá de todos os membros da equipe estarem cientes e treinados no processo.

Cartazes que divulgam a campanha acompanham este alerta e devem ser divulgados para toda a equipe de anestesia. Incentiva-se a implementação de acréscimos locais a este projeto e conforme for autorizado pelos hospitais iremos deixar um card junto aos aparelhos de USG nos diferentes centros cirúrgicos. Procedimentos locais do departamento de qualidade e segurança também devem ser estabelecidos para auditar a adesão ao processo “Pare Antes de Bloquear”.

RESUMO DAS RECOMENDAÇÕES – PARE ANTES DE BLOQUEAR

A “Checagem de segurança da OMS / Sign in” deve ser realizada como de costume para confirmar a identidade do paciente e o formulário de consentimento com a operação e o local da cirurgia.

Deve-se ter vigilância especial nas seguintes situações:

  • Quando houver um atraso entre a “Checagem de segurança da OMS / Sign in” e a realização do bloqueio do nervo.
  • Após virar o paciente, quando o local do bloqueio terá “mudado” de lado em relação ao anestesista.
  • Se houver distrações óbvias na sala de anestesia, como excesso de pessoal ou interrupções desde a entrada do paciente em sala.
  • Quando bloqueios de nervos em membros inferiores forem realizados, visto que a marcação cirúrgica pode não ser imediatamente visível.
  • Quando pessoal menos familiarizado com a realização de anestesia regional, como residentes, estiverem realizando o bloqueio do nervo.

O momento “PARE” ocorre IMEDIATAMENTE antes da inserção da agulha no processo de bloqueio do nervo, e o local correto é confirmado novamente. O anestesista e o assistente devem verificar duplamente:

  • A marcação do local cirúrgico.
  • O lado do bloqueio.

Somente após esta breve parada e checagem que o bloqueio deve ser feito. Sou pouquíssimos minutos que podem trazer muita segurança!

Rolar para cima