A Diretoria do SMA – Serviços Médicos de Anestesia, por meio de suas atribuições e atendendo demanda recorrente, atualiza sua política para nortear a atuação de médicos anestesistas vinculados a nossa instituição. Para tal fim, e em caráter de instrução, define de maneira formal os seguintes termos:
“Hospital Casa”: Instituição hospitalar na qual o SMA é a equipe institucional e oficial.
“Hospital Externo”: Instituição hospitalar na qual o SMA não é a equipe institucional e atua como equipe “externa ou particular”.
“Cirurgião sem histórico”: Qualquer profissional médico que não tenha tido vínculo ou contato histórico, demandando prestação de serviços do SMA através de seus profissionais vinculados.
“Cirurgião Histórico”: Qualquer profissional médico que tenha tido vínculo ou contato histórico, demandando prestação de serviços do SMA através de seus profissionais vinculados.
Dessa forma, para melhor entendimento, relaciona os seguintes cenários:
Cenário 1
Anestesista vinculado ao SMA atenderá demanda de CIRURGIÃO SEM HISTÓRICO em um HOSPITAL EXTERNO.
→ Não há qualquer impedimento ou regramento, estando o profissional desobrigado de qualquer prestação de contas ao SMA.
Cenário 2
Anestesista vinculado ao SMA atenderá demanda de CIRURGIÃO HISTÓRICO em um HOSPITAL EXTERNO.
→ Estará o profissional livre de qualquer obrigação junto ao SMA, exceto nas situações nas quais o anestesista tiver criado relacionamento com a equipe cirúrgica através de exposição enquanto prestava serviço pelo SMA. Nesses casos, essa prática é desaconselhada por gerar desconforto.
Cenário 3
Anestesista vinculado ao SMA atenderá demanda de CIRURGIÃO SEM HISTÓRICO em um HOSPITAL CASA.
→ O profissional deverá sinalizar à Direção do SMA com antecedência, não poderá constar na escala de trabalho do serviço na data da cirurgia, deverá utilizar a sigla do SMA no mapa cirúrgico, e enviará para a administração do SMA cópia da nota fiscal referente ao honorário da anestesia cobrada do paciente. O cumprimento desses itens é obrigatório e não passíveis de negociação. Nesse contexto, parte do valor dos honorários serão descontados da remuneração do profissional, em fração pré-combinada. Ainda, em caso de agendas futuras da equipe cirúrgica onde o profissional não possa prestar atendimento, indicará o SMA como equipe substituta, recebendo uma fração do honorário desse atendimento por 24 meses. Ainda, o anestesista pode optar por permanecer na escala de trabalho do SMA e fazer o caso como “anestesia a pedidos”, sinalizando com antecedência para nossa central de escalas com aviso ao escalador. Contudo, nessa situação os honorários serão administrados integralmente pelo SMA, como fazemos habitualmente.
Cenário 4
Anestesista vinculado ao SMA atenderá demanda de CIRURGIÃO HISTÓRICO em um HOSPITAL CASA.
→ Nesse cenário, o atendimento será integralmente gerido pelo SMA no modelo já tradicionalmente conhecido, podendo o profissional sinalizar nossa central de escalas da solicitação da equipe cirúrgica, se for o caso, para que o mesmo realize a anestesia à pedidos.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso departamento de RH pelo telefone: (11) 93758-5076 ou por e-mail: [email protected]
Última edição abril 2024